Adjudicação da Obra para a Construção do Emissário Submarino de Salé Marrocos


É com enorme satisfação que vos anunciamos que a Etermar, integrada no consórcio SOMAGEC/ETERMAR/GEOCEAN/BESSAC/SOLSIF, obteve a adjudicação da obra relativa à execução do Emissário Submarino de Salé em Marrocos.

Trata-se de uma obra tipo “chave na mão”, que inclui a execução do projeto de execução da obra e compreende a instalação de um emissário de 2110m de extensão e diâmetro nominal 1800, para águas residuais, composto por:

  • Um primeiro troço em túnel com 800m de extensão, para ultrapassar a zona dita de rebentação, a executar por microtuneladora com saída no mar;
  • Um segundo troço em tubagem de polietileno com 1310m de comprimento. Este troço inclui um difusor de 280m que termina à profundidade de -28m.

O sub-grupo BESSAC/SOLSIF, será responsável pela execução do primeiro troço, enquanto o sub-grupo SOMAGEC/ETERMAR/GEOCEAN executará o segundo.

O prazo da obra é de 24 meses.

O dono de obra é a empresa REDAL, filial em Marrocos do grupo Veolia. Recordamos que o consórcio já executou para este cliente em 2009 o Emissário de Rabat, obra muito semelhante à agora adjudicada.

A REDAL é responsável pela gestão delegada dos serviços de distribuição de eletricidade, água potável e o saneamento dos concelhos de Rabat, Salé, Témara, Skhirat, Bouznika e Charrat: